O conceito de consumo consciente significa basicamente comprar produtos que atendam aos padrões de ética e responsabilidade social, ou seja, produtos cuidadosamente elaborados e que não envolvam a exploração de humanos e animais, nem causem danos ao meio ambiente. A responsabilidade social corporativa na indústria e comércio é de suma importância para garantir o consumo consciente.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente os seres humanos consumiram 30% a mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os métodos de consumo e produção permanecerem nos níveis atuais, em menos de 50 anos, dois planetas serão necessários para atender às nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não há dúvida de que esta situação certamente ameaçará a vida na Terra, incluindo os seres humanos. A melhor maneira de mudar essa situação é baseada nas escolhas do consumidor.
Entenda o consumo sustentável
Cada tipo de consumo tem um impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em si mesmo. Todo consumidor deve estar ciente desses efeitos e saber como escolher bens para comprar, como comprar bens, como usá-los e como descartar bens que não estão mais em uso, os consumidores podem maximizar o impacto positivo e minimizar o impacto negativo. Isso é consumo consciente.
Em relação à responsabilidade social empresarial o Instituto Ethos aponta que toda corporação deve ter seu próprio código de conduta que siga os padrões de responsabilidade social empresarial. O instituto visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade em suas estratégias de negócio, de modo que essa venha a ser sustentável e responsável.
Como praticar o consumo responsável?
De acordo com a declaração ‘A Carta da Terra’ do Ministério do Meio Ambiente, para se praticar o consumo responsável é necessário levar em consideração uma série de princípios éticos fundamentais.
Veja abaixo um trecho do documento que discorre a respeito da prática do consumo responsável e a responsabilidade empresarial:
“7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
a. Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos”
– A Carta da Terra, MMA
Exemplos de consumo consciente
O consumo consciente é uma questão de hábito: mudanças sutis em nosso dia-a-dia têm um grande impacto no futuro. Portanto, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, diária e fixa para garantir a sustentabilidade da vida na terra.
Veja algumas práticas de consumo consciente recomendadas:
- Planeje suas compras
- Avalie os impactos de seu consumo
- Consuma apenas o necessário
- Reutilize produtos e embalagens
- Separe seu lixo
- Escolha o Biocombustível
- Pratique os 4R’s da Sustentabilidade
Consumo consciente na Indústria de Embalagens:
A indústria de embalagens movimenta em larga escala matérias-primas como bopp, pe, pp, pebd entre outros. E o consumo consciente destes materiais também deve ser adotado no setor industrial.
O consumo responsável deve ser implementado na escolha, compra, uso e descarte da embalagem. Escolha e compre sempre materiais com boa procedência. No processo de utilização se atente a maneira correta de aplicar os materiais para maximizar o rendimento e minimizar os desperdícios.
Os descarte de embalagens industriais é outro ponto importante, siga sempre os 4R’s da sustentabilidade e o movimento #Separenãopare.
Bibliografia:
https://www.mma.gov.br/
https://www.akatu.org.br/
https://www.mma.gov.br/