Soluções Industriais
reembalar@reembalar.com.br | +55 11 2339-8792
09
AGO
2019

Reciclar – Os 4R’s da Sustentabilidade

Reciclar

Nossa série sobre os 4rs da sustentabilidade chega ao fim, e no último post deste ciclo falaremos sobre a quarta palavra dos 4 rs: Reciclar. Já vimos até aqui a importância de se Repensar, as práticas para se Reduzir e as vantagens de se Reutilizar. Se não acompanhou a série desde o começo, clica nas palavras em azul e confere.

Como a organização de uma orquestra em perfeita sinfonia, ou como o sistema tático de um time de futebol que depende do entrosamento de seus jogadores para ganhar o jogo, assim funcionam os 4rs da sustentabilidade. Nesse jogo as 4 palavras são uma espécie de sistema tático e nós somos o time, colocando em prática estas 4 palavrinhas, podemos sem dúvida ganhar o jogo. O repensar direciona as jogadas, coordena o meio campo, nos faz refletir sobre o que dá certo e o que não é bom para o time, e é a partir daí que surgem as ações; reduzir é o primeiro lance, como uma jogada ensaiada para chegar mais perto da grande área; reutilizar é uma das peças chave, faz como que jogadas já dadas como perdidas se tornem lances com chance de gol. E por fim reciclar, acompanhe o post até o final e saiba a importância dessa palavra no nosso sistema tático sustentável.

Mas por que Reciclar é tão importante?

Reciclar é o ato de transformar um resíduo em algo novo. Ao colocar o material num novo ciclo de produção, dá-se nova vida a ele, fazendo assim economia de dinheiro e ao mesmo tempo preservando a natureza. Em nosso time o reciclar seria como aquele sistema de jogo “tic-tac”, faz a bola girar de um lado a outro do campo sempre mantendo a posse da pelota. Pode parecer engraçado misturar sustentabilidade e esporte mas na realidade a reciclagem tem papel fundamental para a saúde do planeta, assim como o esporte é importantíssimo para a nossa saúde.

Cada jogador (você) pode contribuir com ações simples, como separar os materiais recicláveis (plásticos e metais, por exemplo) do lixo comum e  fazer o envio desses materiais para cooperativas de reciclagem. Estas ações contribuem para a geração de renda para várias pessoas, diminuindo a quantidade de resíduos que vão parar nos lixões e reduzindo a demanda por matéria-prima. Estas praticas fazem parte das politicas de incentivo do BlogReembale! como já foi visto no “Movimento Separe. Não Pare”.

Reciclar - Antoine Lavoisier - Reembalar

Sobre o Autor
Miguel Henrique é estagiário na ReembalAR. Estudante de Engenharia de Computação (UNIVESP) e Gestão Comercial (UNINOVE), atua no setor de Web, Comunicação e Marketing da empresa.

Deixe uma Resposta

*

captcha *