Soluções Industriais
reembalar@reembalar.com.br | +55 11 2339-8792
19
JUL
2019

Repensar – Os 4R’s da Sustentabilidade

Repensar

Depois da postagem sobre os 4R’s da sustentabilidade, o BlogReembale lança uma série de quatro posts sobre cada um dos R’s. Para abrir a sequência, em ordem, falaremos sobre o “Repensar”.

O que é Repensar para a Reembalar?

As grandes mudanças começam nos pequenos atos. O primeiro passo quando se busca mudar algo é repensar conceitos, repensar hábitos, repensar costumes. Uma mudança estrutural só ocorre após um longo trabalho de mudança cultural, de mudança de hábitos e adoção de melhores práticas, que devem ser pilares de uma sociedade, de um lar ou de uma empresa. Um conceito muito utilizado em Gestão de Qualidade nas organizações aborda exatamente isso, que é a chamada Melhoria Contínua.

Pensar duas vezes antes de descartar um resíduo, levantando questões como: Estou descartando no local correto? Onde isso vai parar ao sair daqui? Isso é um resíduo (que pode ser transformado, tratado ou reciclado) ou um rejeito (que não teria nenhuma utilidade após o descarte)? Essas são  perguntas que parecem simples, mas fazem repensar sobre os hábitos da maioria da população e trazem uma certa “preocupação” sobre os tempos em que vivemos e como podemos fazer a diferença, seja no nosso bairro, nossa cidade, estado ou planeta.

Repensar o que fazer com as sobras de material na sua empresa e buscar um destino correto para os resíduos de aparas de plástico, por exemplo, ou nos resíduos de sua casa, separando recicláveis e não recicláveis, são os primeiros passos para uma mudança.

Repensar - Reembalar

“Se pudéssemos mudar a nós mesmos, as tendências do mundo também mudariam. À medida que um homem muda sua própria natureza, também a atitude do mundo em direção a ele muda. Este é o mistério divino supremo. É uma coisa maravilhosa e a fonte da felicidade. Não precisamos esperar para ver o que os outros fazem.”

Mahatma Ghandi.

Sobre o Autor
Eduardo Pastore é sócio fundador e idealizador da Reembalar. Administrador de empresas, especialista em logística, embalagens secundárias e gerenciamento de resíduos sólidos.

Deixe uma Resposta

*

captcha *