Soluções Industriais
reembalar@reembalar.com.br | +55 11 2339-8792
02
AGO
2019

Reutilizar – Os 4R’s da Sustentabilidade

Reutilizar

No terceiro post da série Os 4R’s da sustentabilidade falaremos sobre a palavra Reutilizar. Já vimos nos posts anteriores sobre “Reduzir” e “Repensar”, mas se não viu ainda, clica nas palavrinhas mágicas em azul e vai lá dar uma olhada.

O que é Reutilizar para a Reembalar?

Sendo a  terceira palavra dos 4rs, o Reutilizar antecede de forma estratégica a palavra Reciclar, que falaremos no próximo post, e vem depois de duas palavras importantíssimas, Repensar e Reduzir

Mas por quê essa palavra é a terceira dos 4R’s da sustentabilidade?! É simples, de forma sincronizada o primeiro passo é Repensar; feito isso, a primeira atitude é Reduzir; após a redução, afunilamos mais ainda o ciclo e chegamos no Reutilizar; e o objetivo aqui é simples: Aproveitar ao máximo a vida útil de um produto.

De forma involuntária ou por falta de conhecimento, na maioria das vezes descartamos coisas que poderiam ser utilizadas para outros fins, seja em casa ou na sua empresa. Por isso a importância da reutilização como já foi visto no post sobre a Reutilização dos Tubetes de Papelão, assim como vários outros materiais que podem ser reutilizados, como por exemplo, uma garrafa pet que pode ser utilizada como um vaso de plantas, livros que podem ser trocados com amigos ou até mesmo computadores que podem ser doados para caridade. Tudo isso é Reutilizar. A reutilização implica em dar uma nova função para um material, combatendo também o desperdício.

Reutilizar - Reembalar

A reutilização por si só não resolve os problemas relacionados aos resíduos, mas dá uma contribuição enorme na sua gestão, porque diminui a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam necessários para a produção de bens e produtos.

O conceito de Reutilizar não é complicado, basta apenas lembrar do que se pode usar mais de uma vez, independente de ser na mesma função ou não. Reutilizar é lucrativo, é econômico, faz bem para o bolso e a natureza agradece. 

Referencias:

SEBRAE – Cartilha da Sustentabilidade – http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/cartilha-de-sustentabilidade,21aa98912281d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

FEUP – Redução, Reutilização e Reciclagem – https://paginas.fe.up.pt/~jotace/gtresiduos/recic.htm

Sobre o Autor
Miguel Henrique é estagiário na ReembalAR. Estudante de Engenharia de Computação (UNIVESP) e Gestão Comercial (UNINOVE), atua no setor de Web, Comunicação e Marketing da empresa.

Deixe uma Resposta

*

captcha *